top of page

[SEMINÁRIO]

 “O que resta do corpo urbano?

[WORKSHOP] 

[Produção de conhecimento sobre a performatividade dos corpos abjetos e desviantes nas Artes Cênicas]

 

Por Ferdinando Martins, nos dias 22 e 23 de março, de 14:30h - 17:30h, no auditório da Escola Porto Iracema.

[MESA]

[Arte e cidade, quais são as relações possíveis]

Com as convidados Pati Bertucci e Ângela Soares, no dia 24 de março, de 10:00h às 13:00h, no auditório da escola Porto Iracema.

[O artista no espaço urbano]

Com as convidadas Marcelle Louzada e Kaciano Gadelha, no dia 24 de março, de 14:00h às 17:00h, no auditório da escola Porto Iracema.

 

[SOBRE OS CONVIDADOS]

Ferdinando Martins


Sociólogo, jornalista e produtor cultural, com passagens pelo Teatro Oficina e Ágora Teatro, entre outros. Doutor em Sociologia com tese sobre o teatro paulista na década de 1960. Professor nas áreas de História e Teoria do Teatro na Universidade de São Paulo. Diretor do Teatro da USP. Pesquisador do Laboratório de Informações e Memória do Departamento de Artes Cênicas e do Laboratório de Práticas Performativas, CAC/USP.

Pati Bertucci


Doutoranda em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECAUSP (2016), mesma instituição onde se titulou Mestre em Artes (2013-2015), também possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2006). Atua como arquiteta e artista pesquisadora com foco em cidade e arte (plásticas, cênicas, performance, intervenção).

Kaciano Gadelha


Bolsista de pós-doutorado PNPD CAPES do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA (Instituto de Cultura e Arte) da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha), magna cum laude, onde foi bolsista do International Research Training Group Between Spaces com Certificate of Graduation “Doctoral Studies Program Latin American Studies” pelo Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Livre de Berlim.

Marcelle Louzada


Pesquisadora das artes e artista do corpo. Doutoranda em Educação pela UNICAMP, mestre em Artes Visuais pela UFMG e graduada em Psicologia pela UFU, sua pesquisa transita entre arte, educação e experiência da cidade, tendo o corpo como principal referencial investigativo. Atua como artista-pesquisadora na Ocupação Hotel Cambridge – Movimento Sem-teto do Centro de SP – MSTC – através de atividades envolvendo crianças e adolescentes residentes da ocupação.

Ângela Soares


Formada em Artes Cênicas (IFCE) e História (UECE), especialista em Metodologias do Ensino de Artes (UECE) e em Teorias da Comunicação e da Imagem, concluiu também mestrado acadêmico em Comunicação (UFC). Participou como atriz de espetáculos locais como “Sonho de uma noite de verão” (direção de Sidney Souto), “Mulheres que matam galinhas” (direção de Murillo Ramos), dentre outros. Coordena os Cursos Básicos em Artes Cênicas da Escola Porto Iracema das Artes.

© 2020 - Imaginários Urbanos -Festival de Performance Urbana do Ceará

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page